quinta-feira, 3 de junho de 2010

O encontro com " Vozes roubadas".



No livro, Zlata Filipovic e Melanie Challenger resgataram catorze diários de conflitos, todos escritos por crianças e jovens, da Primeira Guerra Mundial à mais recente invasão no Iraque, passando pelo Vietnã, pela Intifada e por diversos momentos da Segunda Guerra Mundial. É o caso da jovem russa, que ingressa no front em 1940 atrás de um grande amor. Ou do rapaz nipo-americano, aprisionado com a família num campo de concentração nos Estados Unidos, e que depois se alistou no exército americano, para assim defender os aliados. Ou ainda do soldado que morre em combate e tem seu diário encontrado por um oficial nazista, que dá sequência à narrativa. Tomados individualmente, os diários são corajosos, tocantes . No conjunto, esses diversos pontos de vista compõem um rico mosaico dos conflitos que abalaram o século XX e o inicio do XXI.
Quando comparados , os textos mais fazem por aproximar do que afastar o abismo que separa essas diversas culturas. Com todos os escritos e as palavras extremamente verdadeiras , surge daí a oportunidade de dar a voz àqueles que a guerra procurou, direta e indiretamente , calar.

6 comentários:

  1. eu gostaria de saber mais informações sobre Inge Pollak ou Ingrid Jacoby. Me interessei muito pelo historia dela! voces tem a informação se ela ainda está viva?

    ResponderExcluir
  2. Olá! Pelo o que consta até a data de publicação do livro "Vozes Roubadas" no ano de 2006, Inge Pollak estava viva e ainda continuou escrevendo diários pessoais. Quando seu diário foi publicado pela primeira vez na íntegra ela assumiu o pseudônimo de Ingrid jacoby. Se puder mande seu email para que possamos enviar mais informações sobre a história de Inge!

    ResponderExcluir
  3. Estou fazendo um trabalho de história com o livro vozes roubadas e tambem gostaria de obter mais informações sobre inge pollak

    ResponderExcluir
  4. Ingrid ainda está viva? Se sim, onde ela esta morando? Ou alguem tem algum e-mail para contato? Estou fazendo poemas em minha escola em homenagem á ela e á todos adolescentes de Vozes Roubadas! Se alguem tiver contato de alguem, por favor me avise!

    ResponderExcluir
  5. Nós não conseguimos estabelecer contato com a Inge, você pode encontrar alguns dos jovens como Mary Masrieh Hazboun e Zlata Filipovic nas redes de comunicação virtual. Se possível mande seu email para que possamos trocar mais informações.

    ResponderExcluir
  6. oque vocês sabem sobre a Clara Schwarz ? eu li o diario dela e adorei ! mas não consigo achar nada a mais sobre ela

    ResponderExcluir